Bem-vindos!!!

Impressões, comentários, avisos, denúncias, reclames...Tem coisas que a gente simplesmente precisa dizer, escrever, compartilhar. Que as palavras escritas aqui sejam pretextos!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

2015, seja muito bem-vinda! (Texto lido na III Noite do Jaleco - UECE) Parte 2...


Nossa, e agora? Sou um quase Médico? Bem, antes disso, será um eterno estudante! É incrível como a nossa vida pode se transformar em tão pouco tempo. Respire... Pule e comemore! Respire de novo... Antes você era um simples pré-vestibulando, agora você já tem um futuro, uma profissão fascinante. Se será rico eu não sei, mas poderá viver com dignidade. “Irei salvar o mundo e ganhar o Nobel da paz e o de medicina no mesmo ano!” Tomara que ganhe mesmo, mas o que posso te garantir é que você poderá ganhar muitos obrigados e sorrisos sinceros. É uma avalanche de sensações e de sentimentos, nos podemos tudo, somos os heróis da família!!! Ao sair daqui, numa segunda- feira, você vai jantar, vai desejar boa noite, escovar os dentes e dormir. Vai acordar feliz, tomar café e ir para faculdade. Essa é a história de uma pessoa normal, tudo, aos poucos, voltará a uma santa rotina. Então deixarei de ser especial? Voltarei a ser um pobre mortal? Não! Sua conquista nunca será desvalorizada ou esquecida, acredite nisso, mas outros desafios virão, novas conquistas. Você continuará sendo especial para todos aqueles que te amam, será especial pelo que você é dentro e fora da faculdade e será sempre um mortal, irá ficar triste, irá se frustrar, tudo como antes, mas com uma diferença: Você realizou um grande sonho e ele será um dos motivos para você acordar todos os dias. Você colocará os pés no chão em breve, mas continue sonhando, pois os sonhos nos trouxeram até aqui e nos levaram ainda mais longe.

Novos medUECEanos, porque vocês acham que existe a expressão “família MedUECE”? Por que nos amamos sempre? Porque vivemos em plena paz e harmonia? Não esperem isso, família é família, a sua, a minha, todas tem problemas e a família MedUECE não é diferente! Vendo algumas definições da palavra família no dicionário, além do significado que já conhecemos, encontrei: Família, união, grupo de indivíduos de características comuns. Então, caríssimos, somos uma família! Quando as adversidades surgem, nós nos unimos, lutamos pela nossa formação, lutamos pelo nosso curso e, além do sucesso individual que cada um de nós almeja, cultivamos o desejo íntimo de ver esse curso de medicina ter mais sucesso ainda. Não temos só características comuns, temos sonhos em comum e isso sempre será um laço forte em nossa família. Geralmente nascemos numa família, então nós nascemos para a vida acadêmica aqui na família MedUECE. Gostaria de fazer algumas observações: às vezes achamos que a melhor família é a do meu amiguinho, a vida é assim mesmo, mas nunca esqueça de olhar para o que você tem de bom e para a quantidade de coisas boas que você pode conquistar. Quando acontecem problemas em nossa casa, geralmente não contamos nem para melhores amigos, procuremos ser também assim, pois ao expor os problemas de nosso curso corremos o risco de sermos julgados pelo que não temos e não pela força de superação que imprimimos diante das adversidades, que é o que realmente importa.

Aproveite esse momento, viva intensamente a faculdade, olhe para cada disciplina como se fosse a primeira e como se dela dependesse a vida de alguém, valorize os professores, a maioria deles está louco pra te ver o melhor médico do mundo. Faça colegas, permita-se fazer amigos, evite considerar um colega de faculdade um concorrente, pois a Medicina é grande, tem espaço para todos, e, um dia, o colega ao lado pode salvar a vida de quem você ama. Lute pelo seu espaço dentro do curso, mas seja guiado por uma frase: nunca será necessário ocupar o espaço de ninguém para que eu tenha o meu. Cultive ainda mais os valores e os princípios que você trouxe de casa, uma disciplina nunca irá te ensinar o que é caráter.

Todas essas palavras foram pra dizer: Sejam todos muito bem-vindos, nós estamos muito felizes pelo nascimento de vocês em nossa família! Aqui, se aprende também medicina, mas se aprende muito mais a sonhar, a realizar, a lutar, lutar e a sorrir, mesmo depois de uma prova massacrante.

Novos habitantes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, oitava turma, 2015, mas uma vez, sejam muito bem-vindos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário