Bem-vindos!!!

Impressões, comentários, avisos, denúncias, reclames...Tem coisas que a gente simplesmente precisa dizer, escrever, compartilhar. Que as palavras escritas aqui sejam pretextos!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

2015, seja muito bem-vinda! (Texto lido na III Noite do Jaleco - UECE) Parte 1...


Estudei muito, passei pelo martírio que é o vestibular, consegui passar para Medicina numa faculdade pública, minha vida mudou, estou indescritivelmente feliz. Eu lhes pergunto se esse é o resumo desse momento? Essa seria a sinopse dessa vitória? Tudo pode ser resumido! Toda regra tem uma exceção! Esse momento não pode ser resumido ou descrito em poucas linhas, esse momento só pode ser captado do olhar de cada um aqui presente!

Ao encarar cada familiar eu vejo um olhar de testemunho e orgulho. Nossa vida será sempre repleta de testemunhas, que nos apoiaram e apoiarão, que suportaram nossas frustrações nos oferecendo um abraço carinhoso e que tiveram a sábia paciência de esperar o nosso momento. Aqui estão alguns representantes daqueles que nos amam e que foram co-autores dessa conquista.

Aqui eu também encaro, com serenidade, nossos colegas veteranos, nossos companheiros de sonho, nossos presentes ou futuros amigos. Cada um de nós veteranos tem a oportunidade de reviver, por meio de vocês, nossa conquista.

E quando eu encaro os novos habitantes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, o que eu vejo? Vejo alguns olhares de desabafo: “nem acredito que finalmente realizei meu sonho”; “será que é mesmo verdade?”; “nossa, eu vou ser médico!”; “vou pedir logo pra minha mãe comprar o estetoscópio e o jaleco”; “passei no vestibular pra medicina, agora vou aproveitar a vida”. Não importa com quais frases você tenha se identificado mais, o que importa é que você tem o direito de pensar e sentir um universo de coisas nesse momento. Essa conquista é a primeira que podemos chamar, com propriedade, de nossa! Na hora da prova do vestibular, era só você, suas noites de sono mal dormidas, fins de semana de livros e apostilas, e a prova. O sentimento nesses últimos meses é de mente e alma lavadas.

O êxtase de agora não deve nunca ser esquecido, pois é ele que nos dará força e coragem para enfrentar o que nos espera. Por favor, que isso não soe em tom ameaçador, a Medicina não é ameaçadora, mas sim desafiadora. O vestibular foi a ponta do iceberg. Esforço, dedicação e renúncia nos acompanharão para sempre e o que é melhor: Amaremos isso. Preciso denunciar: Essa é a profissão mais apaixonante que existe! O esforço no pré-vestibular está valendo a pena por momentos individuais como esse, mas o esforço diário pela Medicina valerá a pena pelos outros, pelo que, humildemente, faremos pelos outros (isso inclui um bom dia, tudo bem, como vai a senhora, em que posso ajudar?). Meus amigos, não conquistamos uma profissão, conquistamos um tesouro lindo e inesgotável.

Um comentário:

  1. certeza esse texto vai ser lido na nossa formatura... e alem dele, outro no mesmo nivel voltado para a formatura....por isso hilmara, fique logo sabendo!

    ResponderExcluir